terça-feira, 9 de março de 2010

Apresentação do e-Portefólio

Alguns investigadores qualitativos em educação efectuaram "trabalho de campo" - observação participante, entrevistas em profundidade ou etnografia - despendendo grandes quantidades de tempo nos locais de investigação  e com os sujeitos ou documentos de investigação. Registaram os seus apontamentos por escrito como modo de preservar os dados a analisar, incluindo grande quantidade de descrições, registos de conversas e diálogos. A investigação educacional possui muitos exemplos deste tipo. (Bogdan et Biklen, 2006)

Serve este post para apresentar a Estrutura do ePortefólio*.  Antes, porém, gostaria de aqui deixar uma breve reflexão sobre aquilo que eu acho que fiquei a saber depois deste percurso, referindo ainda a aprendizagem adquirida com a elaboração deste ePortefólio.
O objectivo desta Unidade Curricular (Metodologia de Investigação em Contextos Online) é que o estudante seja iniciado e preparado para a problemática específica da investigação em contextos online e para a selecção, desenho e construção de um plano de investigação.  Penso que atingi esse objectivo, uma vez que, neste momento, e apesar do segundo semestre ainda não ter terminado, a minha preocupação é já escolher o tema da dissertação a fim de iniciar uma pesquisa bibliográfica que me permita, teoricamente, sustentar o trabalho que irei desenvolver a seguir. Há, neste âmbito, uma aspecto que tenho, sem dúvida de disciplinar: a forma como faço a gestão  do tempo online.
A luta contra o tempo tem sido uma constante. Claro que, tendo decidido frequentar um Curso de Mestrado, eu já sabia de antemão que o meu tempo disponível iria ser muito limitado. No entanto, o facto de todo o Curso ser online acaba, muitas vezes, por anular a noção, não só de tempo, como de espaço. E essa vivência quase atemporal não é compatível quer com o cumprimento dos prazos de entrega dos trabalhos, quer com a gestão da vida profissional e pessoal.
Mas não tenho dúvidas, quanto à modalidade que escolhi para fazer um Curso de Mestrado, precisamente pela flexibilidade de gestão do tempo, pela autonomia que nos é permitida e, principalmente, pelo trabalho de cariz colaborativa que desenvolvi. E claro, não poderia deixar de referir, pela possibilidade de ter o feedback dos professores com uma frequência e temporização que, presencialmente, não seria, decerto, possível.
Por exemplo, a propósito da elaboração do ePortefólio, deixei, no Fórum para Questões Gerais a seguinte mensagem, no dia 8 de Março, pelas 16:27:
Boa tarde, Professora sorriso
Como refiro antes, tive de reestruturar a construção do meu ePortfólio, fruto do mesmo ter ficado parado no tempo em Novembro.
Sinto agora que deveria ter, de facto, procedido a actualizações regulares. Um aspecto, sem dúvida, a corrigir na construção de ePortefólios com as características deste.
Julguei que seria possível concluir até à meia-noite de hoje o trabalho, no entanto, neste momento, parece-me quase impossível. Por isso, vinha perguntar se posso usar ainda algumas horas da madrugada de 9 de Março. 
A resposta foi-me dada no dia 9 Março, pelas 23:38, sugerindo a Professora que eu deveria incluir neste espaço essa aprendizagem adquirida e permitindo esse alargamento do prazo, não só a mim, como a outros colegas que dele necessitassem.  E aqui fica este registo de aprendizagem, porque será muito importante, no meu futuro próximo, ir tratando da informação que for pesquisando e organizá-la de forma a poder ser usada fundamentadamente. Parece-me que um registo como o ePortefólio pode ser , se for actualizado com regularidade, uma excelente ferramenta de suporte desse trabalho.

De seguida, apresento a estrutura do ePortefólio que permitirá uma leitura mais funcional do mesmo.

Descrição do processo de aprendizagem:
     - Tema 3 -  A análise de dados
     - Tema 4 -  Problemáticas de investigação na e com o apoio da Internet:

    *4ª dimensão da avaliação da Unidade Curricular de Metodologia de Investigação em Contextos Online do Curso de Mestrado em Pedagogia do eLearning (Universidade Aberta), Professora Alda Pereira.

     (Imagem deste post:  wordle.net
    as restantes imagens usadas 
    no portefólio foram encontradas 
    no motor de busca Google)

    ----------------
    Editado a 11 de Março de 2010 para conclusão do ePortefólio.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário