segunda-feira, 8 de março de 2010

Discussão sobre a entrevista na investigação qualitativa - I


Este Fórum de discussão foi aberto, no âmbito do estudo da entrevista na investigação qualitativa, prevendo-se a discussão dos guiões produzidos por cada equipa e a discussão conjunta sobre os mesmos de modo a conseguir-se um guião comum. Cumprir-se-iam, assim, as 5ª e 6ª partes das orientações previstas para a actividade 2 - A recolha de dados.
Irei apresentar a análise da participação neste Fórum de discussão em duas partes. Nesta primeira parte, farei referência à discussão no Fórum da equipa a que pertencia (Descobrimentos) sobre a entrevista e construção do Guião da equipa.
Numa segunda parte, farei referência à discussão sobre as várias propostas e construção do Guião da Turma.

Num primeiro momento, concretização da 5ª parte da actividade os vários grupos teriam de produzir em equipa um guião para uma entrevista. Esse guião deveria ser colocado em fórum e discutido neste, de modo a produzir-se um guião consensual que servisse de base à realização de entrevistas. A entrevista seria aplicada, numa situação hipotética em que estivéssemos a fazer um estudo de caso sobre a forma como  os amigos dos estudantes deste mestrado percepcionariam o ensino a distância.
Recorrer-se-ia a entrevistas semi-estruturadas para entrevistar um amigo de cada um de nós e só poderiam pertencer ao estudo amigos que nunca tivessem tido experiências de ensino a distância.
Foram-nos sugeridas 3 questões de investigação:
1) O que pensam pessoas que nunca tiveram experiência de ensino a distância sobre esta modalidade de ensino?
2) Como é que valorizam e/ou  desvalorizam o ensino a distância?
3) Como é que sentem o facto de ser amigo de um estudante de mestrado em Ensino a Distância?
Na discussão do Fórum da equipa, os colegas Luís Miguel Rodrigues e Joaquim Lopes partilharam com os restantes elementos o resultado das leituras que tinham feito, tendo sido esse produto também publicado no wiki da equipa e discutiu-se sobre se na situação de se entrevistarem alunos, as entrevistas deveriam ser feitas pelo próprio professor.
Deixo registo da minha última participação nesta raiz da discussão:
Segunda, 7 Dezembro 2009, 02:26
Olá, Joaquim
A Rosalina diz que poderá ser uma vantagem o entrevistador conhecer o entrevistado e tem a sua lógica
Ora, eu digo isto fruto das leituras que fiz, Joaquim. Se nos autores lidos , se afirma que se deve criar um ambiente de empatia entre entrevistado entrevistador, julgo que a conclusão a que cheguei fará sentido.
Claro que a questão apontada pelo Luís também me parece pertinente. Mas, por exemplo, não sei se concordo muito com a sugestão de entrevistas em grupo. Por um lado poderá atenuará a relação de poder professor / aluno, mas, por outro, certamente, que os alunos que tivessem mais à vontade a falar, se iria destacar... E, nestas situações de grupo, há sempre aqueles que optam, por timidez ou outros factores, não participar.
Tudo dependeria dos objectivos da entrevista. De qualquer forma, um trabalho deste tipo nunca poderia ser obrigatório e, por isso, sendo a situação explicada aos alunos, parece-me que a situação poderia ser desbloqueda. Mas lá está, estamos a falar de que idades. Sim, a situação não é fácil...sorriso

Na discussão para a construção do Guião, não me parece relevante destacar qualquer das minhas intervenções, porque o trabalho desenvolvido traduz um trabalho de equipa coeso e de clara cariz colaborativa. Por isso optei por fazer cópia de toda a discussão e publicá-la aqui  [http://www.scribd.com/doc/28035588/Discussao-sobre-construcao-do-Guiao] de forma a ilustrar o que acabo de afirmar. O resultado final do nosso trabalho pode ser lido aqui [http://www.scribd.com/doc/28036211/Guiao-de-entrevista-Descobrimentos] e foi disponibilizado, para discussão, no Fórum aberto para o efeito, no dia 9 de Dezembro de 2009.

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