sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Discussão sobre processo de investigação (Parte II)

Aproximando-se o  final do período previsto para a discussão sobre o Processo de Investigação, a Professora lançou-nos o seguinte repto:

Suponham que um(a) colega vosso(a) estava a preparar um projecto de investigação para uma dissertação. Suponham que nesse projecto faltavam alguns passos.
Suponham que faltava:
 1. a formulação do problema de investigação? que consequências?
2. a explicitação dos objectivos da investigação? que consequências?
3. a revisão da literatura (estado da arte à volta da problemática em que se insere o problema)? que consequências?
4. a caracterização da amostra ou do caso a estudar? que consequências?
5. a caracterização das técnicas de recolha de informação ou dos dados a recolher e da especificação de como se vão aplicar? que consequências?
6. a previsão das técnicas de análise de dados a que se vai proceder?
7. as referências bibliográficas já trabalhadas?

Respondi da seguinte forma, intitulando a minha participação como Revisão do projecto:

Este problema aqui colocado pela Professora deixar-me-ia preocupada se tivesse de dar a minha opinião ao/à colega que estivesse a preparar esse projecto de investigação para uma dissertação. Isto porque, me parece, que, se os passos apontados estivessem em falta, a/o colega teria de (re)iniciar o seu projecto de dissertação.
Tendo como paradigma, por exemplo, o fluxograma da equipa Encontros, faltando os passos 1, 2 e 3 a fase exploratória não se concretizaria. Logo, todo o projecto ficaria condicionado. Por seu lado, seguindo o fluxograma da equipa Suspeitos do costume, a ausência do passo 4 condicionaria o esquema do trabalho, a calendarização e a selecção do método da recolha de dados.    
A falta da caracterização das técnicas de recolha de informação ou dos dados a recolher e da especificação de como se vão aplicar, no caso do fluxograma da equipa Descobrimentos, iria impedir a concretização da fase da interpretação e conclusões.
Nesta leitura, procurei encaixar nas várias etapas dos fluxogramas os passos iterados pela professora. Não estou completamente segura de ter feito a interpretação adequada, uma vez que as designações são díspares e há alturas em que os conceitos se confundem e tenho dificuldades em ser objectiva. Por isso, é com muitas reticências que formulo a próxima constatação e que se prende com os dois últimos passos. Procurando integrá-los em fases por nós identificadas nos fluxogramas, parece-me que só poderia sugerir que teriam sido passos considerados pela equipa Viagens. No caso da previsão das técnicas de análise de dados a que se vai proceder, na etapa da fundamentação uma vez que, e apesar de não encontrar paralelo com nenhum dos itens explicitados, na fase seguinte, Investigação, um dos aspectos identificados é utilização das técnicas, instrumentos e meios da recolha de dados, o que pressuporia que antes tivesse sido feita uma previsão não só da recolha de dados, como também da sua análise, já que eles serão analisados na fase seguinte (penúltima). Quanto às referências bibliográficas já trabalhadas, suponho que esse seja um passo que se vá realizando. Explicitamente, não encontro em qualquer dos fluxogramas referências a ele. Talvez possamos considerar que a equipa Viagens o considera, pelo menos na última fase, já que, nos vários aspectos que itera, refere revisão do documentos final.

-------
O post será editado a fim de colocar os links que remeterão para os fluxogramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário