domingo, 18 de outubro de 2009

Como iniciar uma investigação - 'dicas'


Duas das questões que mais tempo têm ocupado os meus momentos de introspecção sobre a maneira como vou trabalhando para o Mestrado, desde o primeiro semestre, têm sido a gestão do tempo e a forma como inicio cada uma das tarefas / actividades que vão sendo solicitadas.

Nesta unidade curricular, uma das questões que nos é colocada no tratamento do primeiro tema é: Como começar uma investigação? E tem sido esta problemática que tem ocupado parte do meu tempo nas pesquisas que tenho feito nestas duas últimas semanas.

Li e tenho estado a analisar a área da b-on ( biblioteca do conhecimento online) cujo objectivo é, precisamente, ajudar os utentes a analisar as respectivas competências ao nível da pesquisa e utilização da informação científica, bem como a desenvolver as competências já existentes.

A área tem identificados cinco tipos de utentes específicos: estudantes, professores, investigadores, profissionais de saúde e bibliotecários.

Detive-me, em particular, nos conteúdos das áreas dirigidas aos investigadores, tendo, no entanto, dedicado, também, algum tempo de leitura à área dos estudantes, uma vez que , e apesar desta reflexão estar a ser feita no âmbito da frequência de um Curso de Mestrado, sou, antes de mais, uma estudante e parece-me que as informações contidas em ambas as áreas se completem.

Na área dos investigadores são oito os itens considerados:
  • Literacia da Informação;
  • Pesquisa;
  • Fontes de Informação;
  • Avaliação da Informação;
  • Apresentação de trabalhos;
  • Referências;
  • Publicar;
  • Acesso Aberto/Open Access.
Destaco, neste momento, e procurando ir ao encontro da questão de trabalho que motivou esta breve nota - Como começar uma investigação? - os seguintes aspectos: Pesquisa e Fontes de Informação.

No primeiro aspecto, Pesquisa, são sugeridos vários métodos de pesquisa: por tema, por palavras-chave, pesquisa de referências e ainda de citações de autor. Para cada uma das propostas é feita uma explicação com exemplos o que facilita a leitura. Dão-se ainda orientações sobre como proceder à revisão da literatura e dicas para técnicas de pesquisa.

Em relação ao segundo aspecto que destaquei - Fontes de Informação - são apresentadas as características dos vários tipos de fonte de informação, destaco, por poderem dar acesso imediato ao texto integral, as Bases Referenciais e Bases de Texto Integral. Um referência ainda aos Motores de pesquisa que também são considerados no âmbito das Fontes de Informação se utilizados como complemento às pesquisas nas bases de dados científicas. A terminar este apontamento, considero pertinente introduzir neste aspecto - Fontes de Informação - a referência ao Acesso aberto, pela importância que tem como fonte universal do conhecimento humano e do património cultural.

Após esta reflexão, subsiste a sensação de trabalho inacabado...


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