domingo, 7 de março de 2010

Reestruturação do ePortefólio

Ao longo da elaboração de um trabalho, o respectivo autor depara-se com duas etapas que se devem reger por critérios de ordenação e organização que lhe permitam observar um fio condutor inteligível e, portanto, capaz de ser entendido pelos outros. (Vasconcelos e Sousa, 2005)

 A citação em cima, retirada de uma das referências bibliográficas que consultei (VASCONCELOS E SOUSA, Gonçalo de. Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, Livraria Civilização Ed., Porto, 2005, pág. 29) fundamentam a necessidade que senti de alterar a estrutura do ePortefólio.


Assim e após (re)leitura do trabalho desenvolvido, do Contrato de Aprendizagem e da Grelha de avaliação reestruturei o ePortefólio da seguinte forma:
  • Descrição do processo de aprendizagem: 
- Organização do ePortefólio;
- Organização do Estudo;
- Sites agregados no MICO; 
- Sites agregados no MICO por colegas ;
- Bibliografia editada;
- Contrato de Aprendizagem - Parte I
- Contrato de Aprendizagem - Parte II
  • Temáticas estudadas:
 - Introdução

 - Tema 1 -  O processo de investigação;
 - Tema 2 -  A recolha de dados;
 - Tema 3 -  A análise de dados;
 - Tema 4 -  Problemáticas de investigação na e com o apoio da Internet.
 
Assim, e até à data de conclusão do ePortefólio, irei publicar postes de acordo com a organização agora apresentada, reunindo, no final, toda a informação num post que terá como objectivo facilitar a leitura. Paralelamente, construirei um wiki que me apoiará no processo de organização e análise do trabalho que for realizando. 
Espero desta forma conseguir reflectir sobre a minha  aprendizagem pessoal e revelar capacidade de síntese crítica e pessoal, objectivos que se pretendem atingir na consecução do ePortefólio, dimensão considerada na avaliação da Unidade Curricular de Metodologia de Investigação em Contextos Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário