segunda-feira, 8 de março de 2010

Contrato de Aprendizagem - Parte II

Neste post irei descrever a forma como decorreu o processo de trabalho colaborativo proposto no Contrato de Aprendizagem como um dos métodos de trabalho a desenvolver. Foi proposta a divisão da turma em cinco grupos que se manteriam ao longo do semestre. O trabalho em equipa deveria ser norteado por questões/problemas colocados pela Professora, mas cada equipa poderia alargar o trabalho tendo em conta outras questões ou problemas que, dentro do tema em estudo, considerasse pertinentes. Cada grupo disporia de um fórum para troca de impressões e para trabalho e de um espaço num wiki da turma, organizado no interior do espaço da unidade, na Moodle.
O processo de trabalho no interior de cada equipa deveria ser organizado e liderado pelos membros da equipa. Cada equipa deveria manter o "seu" espaço no Wiki com pequenas sínteses/comentários relativas ao tema em estudo e em resposta às questões/problemas propostos. Os espaços de cada equipa, no Wiki, estariam abertos a todos os membros da comunidade.  A qualidade do produto do trabalho da equipa seria patente na qualidade dos comentários colocados no respectivo Wiki.
O processo de formação dos grupos iniciou-se no dia 6 de Outubro, no Fórum do Contrato, sendo uma das raízes da discussão. Como refiro neste post  - Início de actividade - onde dou conta do início da actividade, datado de 10 de Outubro de 2009, a nossa equipa, de nome Descobrimentos, era constituída por mim, pelo Joaquim Lopes, pelo Luís Miguel Rodrigues, pelo Pedro Teixeira e Teresa Fernandes
Utilizámos para interagir o Fórum da equipa e construímos o wiki atendendo às orientações que nos foram dadas para o desenvolvimento de cada tema. Assim,  em relação ao Tema 1 - O processo de investigação - foi-nos sugerido que a actividade se desenvolvesse em quatro partes solidárias, mas relacionadas entre si, sendo explicitamente solicitado que fosse organizado, em equipa, um fluxograma relativo às etapas de uma investigação. Sugere-se ainda que a análise de uma dissertação de mestrado (segunda parte da actividade) pudesse ser feita em equipa ou individualmente.
No ponto em que decorriam estes trabalhos e analisando agora toda a nossa participação, com a objectividade que esta distância temporal me permite, uma vez que este tema foi desenvolvido durante o mês de Outubro, reconheço que não participei de forma sempre significativa, uma vez que a maioria das minhas participações foi apenas  significativa para a manutenção e progressão do trabalho. 
De qualquer forma, fizemos o fluxograma ainda que a análise da tese não tenha sido feita em equipa. 
Quanto aos contributos para as questões de trabalho dadas nas orientações do tema, julgo ter contribuído de forma válida, tendo contribuído na questão sobre os paradigmas em que se pode inserir a investigação educacional, como começar uma investigação e sobre as etapas num processo de investigação.
No segundo tema -  Métodos de recolha de dados - pelas orientações para desenvolvimento disponibilizadas, de novo, nos foi sugerido que fosse feita em equipa ou individualmente a análise de uma tese (2ª parte da actividade). A quarta parte também poderia ser desenvolvida em equipa: pesquisa individual (ou em equipa) sobre a utilização de entrevistas e sobre as técnicas de entrevista. A 5ª parte - preparação de um guião para uma e-entrevista tinha de ser feita em equipa. 
O grupo dos Descobrimentos fez a análise da tese em equipa e na qual participei. Quanto à pesquisa sobre a utilização de entrevistas, parece-me que o meu contributo foi pouco substancial. E ainda que tendo efectuado pesquisas e leituras, acabei por não proceder a materialização das mesmas. Registo que o período em que ocorreu o desenvolvimento, coincidiu com o momento em que deixei de actualizar regularmente o Blog, Julgo que estes dois aspectos se poderão relacionar. Ainda assim, julgo que na construção do Guião para a e-entrevista contribuía validamente, não só no trabalho de equipa, como na construção do guião comum da turma. 
Já no tema 3 - Análise de dados -, na segunda fase da análise das entrevistas, colaborei directamente com o Pedro Teixeira e troquei algumas impressões com o Teresa Fernandes. Além, claro, da participação nos Fóruns.
A terminar a referência a este aspecto do Contrato de Aprendizagem e que na organização do meu ePortefólio fará parte da Descrição do processo de aprendizagem, julgo que seja pertinente evidenciar que, no Fórum da equipa, criado para a discussão do 1 Tema, se registaram 47 respostas, tendo o Fórum da equipa dedicado ao segundo tema tido 61 respostas. Poder-se-á considerar que houve uma evolução positiva no que respeita a nossa participação na construção do Wiki da Comunidade de Investigação do MPEL, pelo menos no que respeita a quantidade de participação.



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