terça-feira, 9 de março de 2010

Discussão sobre Problemáticas de investigação online

Neste tema foi-nos proposto que nos debruçássemos sobre a questão da análise de interacções em contextos online. A fim de contextualizar a tarefa que depois nos seria pedida a Professora escreveu:
Esta é uma problemática que emerge com a comunicação mediada por computador. Note-se por exemplo, o que se passa nos fóruns, nas listas de discussão, nas redes sociais, etc.
Claro que se pode fazer uma análise de conteúdo dos registos nesses dispositivos. Mas é perder muito. Por exemplo: quem diz a quem? Quem responde a quem? há algum participante que centraliza a discussão?
Para estas situações há outras técnicas de análise. Para as duas primeiras perguntas há o que se convenciona chamar " a análise do discurso" e que muitos autores que trabalham as questões online, chamam simplesmente análise das interacções.
Para a terceira pergunta há a técnica de análise de redes sociais, que precisa de algum tempo para abordar.
Proposta: fazer uma pesquisa de artigos sobre análise de interacções. Publicar no Fórum  o  resumo do artigo para conhecimento e discussão.
Da pesquisa efectuada, escolhi para trabalhar o seguinte artigo:
MORAIS, Carlos, MIRANDA, Luísa, DIAS, Paulo - "Interacções entre professores numa plataforma web", Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia: libro de actas. A Coruña : Universidade, 2007. p. 582-593., [Consultado a 23.02.2010]. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/1070 ISSN:1138-1663
Resumo publicado no dia 1 de Março, em raiz aberta por mim, no Fórum para discussão da análise de interacções online:
O artigo em análise foi uma comunicação apresentada Congreso Internacional GalegoPortugués de Psicopedagoxia (2207) e nela os seus autores reflectem acerca das interacções entre professores de TIC, desenvolvidas durante uma oficina de formação, no âmbito da formação contínua de professores, a partir da utilização de uma plataforma Web, com uma componente presencial, em sala de aula equipada com computadores e respectivo acesso à Internet, e outra componente não presencial. 
A reflexão foi orientada a partir das publicações dos formandos nos fóruns de discussão online, tendo sido objecto de discussão, entre outros, os seguintes tópicos: quadro de referência TIC 2006, coordenador de TIC, tratamento de informação no conselho de turma, competências em TIC, escola virtual e domínios de actuação das TIC. As publicações dos formandos acerca dos diversos temas propostos foram analisadas, considerando como unidade de análise cada publicação no fórum de discussão.
Os objectivos da investigação foram procurar obter contributos para dar resposta às seguintes questões: as interacções entre os professores de TIC, nos fóruns de discussão online traduzem:
  a) Posições convergentes?
b) Posições divergentes?
c) Sequências de monólogos?
Apresentada a fundamentação teórica, os autores apresentam a metodologia, destacando, das estratégias usadas no desenvolvimento da oficina de formação, aquelas que estava relacionadas com a utilização de fóruns de discussão. A discussão de cada tema foi sempre precedida da criação de um fórum de discussão na Plataforma Moodle, bem como de uma pequena introdução ao tema do fórum, seguido de questões que orientavam a discussão.
Na discussão dos temas tratados, participaram os professores envolvidos na formação, embora nem todos dessem a sua contribuição em todos os temas propostos.
Para os autores foi considerada como participação nos fóruns de discussão toda a manifestação dos formandos de contacto com os fóruns. Tendo-se distinguido participação passiva de participação activa:
a) Participação passiva - aquela que se traduziu na entrada dos fóruns, registada automaticamente pela plataforma, sem qualquer publicação escrita;
b) Participação activa - toda a participação dos formandos traduzida por expressões escritas e publicadas nos fóruns de discussão.
Na apresentação dos resultados, os autores referem que as participações activas foram classificadas em interacções não relacionadas com a tarefa e interacções relacionadas com a tarefa, sendo estas classificadas em convergentes, divergentes e monólogos.
O número de participações passivas foi de 1629, tendo-se registado 86 participações activas. O número de participações variou de professor para professor. Na oficina de formação foram criados 11 fóruns, codificados por F1...F11. Os formandos que participaram foram identificados por A1...A14.
Nas páginas 588 e 589 são apresentados dois quadros com a distribuição das participações passivas nos fóruns de discussão (quadro 1) e a distribuição das participações activas nos fóruns de discussão (quadro 2).
Na página 590 é apresentado um quadro com a classificação das interacções nos fóruns de discussão (divergentes, convergentes e monólogos) e na página 591 é apresentado um gráfico onde se apresenta a distribuição do tipo de participação dos formandos nos fóruns de discussão online, verificando-se que a participação passiva é muito mais elevada que a participação activa.
Na classificação que fazem das participações activas, os autores consideram "interacções convergentes" aquelas cujas opiniões individuais contribuem para a clarificação e aprofundamento dos temas propostos; "interacções divergentes" toda a participação que manifeste ideias pouco enquadradas no tema que está em discussão e monólogos todas as contribuições que traduzem a opinião do formando, sem ter em conta a opinião dos colegas.
Na parte final da análise dos resultados, os autores destacam três questões, considerando as diferenças existentes entre o número de participações activas e passivas:
a) A formação dos professores de TIC está mais orientada para uma posição passiva face ao que ensinam e ao que aprendem do que para a cultura do e um papel activo na construção do conhecimento?
b) Os alunos e os professores devem aprender mais sobre os modos de participação nos fóruns de discussão online?
c) As contribuições para a construção conjunta do conhecimento são mais efectivas nas discussões desenvolvidas nos fóruns de discussão online do que nas discussões na sala de aula convencional?
Das considerações finais, destaca-se o último parágrafo onde os autores sugerem que seja fundamental procurar estratégias que levem os professores a considerarem a participação activa, nos fóruns de discussão online, como uma forma de melhorarem a sua formação profissional e pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário