quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ponto da situação


Desde o dia dez de Outubro que não actualizo o Diário. Está na altura de o fazer, correndo o risco de acumular referências e percepções que não registo e que se perderão, certamente, no tempo e no espaço.

Antes de mais, referir os links que, entretanto, agreguei ao MICO:


No primeiro caso, Portal das Bibliotecas da UL, faço referência a este Portal, porque considerei as informações contidas úteis para quem se esteja a iniciar no trabalho da investigação e procure conhecer métodos de trabalho. Tal como a biblioteca online b-on e sobre a qual já aqui deixei algumas notas, também, neste Portal, podemos encontrar, concretamente neste link: http://ulisses.sibul.ul.pt/ulisses/portal/html/apoioaoutilizador.htm#A11, dicas e tutoriais que orientem a organização, pesquisa e procedimentos num trabalho de investigação.

Os Serviços de Documentação - Universidade do Minho,  segunda referência em cima registada, mereceu o meu interesse, uma vez que, e já neste primeiro tema, uma das questões a problematizar é precisamente Como citar as fontes usadas numa investigação?, questão que me parece poderemos encontrar nesta referência a resposta.

Como terceira referência, sugiro a b-on - para..., e como já fiz referência, neste espaço, à mesma, remeto apenas para a leitura do post em que tal aconteceu.
Por fim indico a seguinte comunicação: Universidade do Minho: Aspectos metodológicos da investigação em tecnologia educativa em Portugal (1985-2000). Este artigo que apresenta os resultados de um estudo analítico que teve como objectivo caracterizar a forma como evoluiu o quadro metodológico da pesquisa desenvolvida no nosso país no domínio científico da TE.(Tecnologia Educativa) despertou-me o interesse e resolvi agregá-lo pelo facto de apresentar sumariamente paradigmas de investigação educacional. Já o referi no wiki que estamos a construir, em equipa, e irei, nos próximos dias, publicar uma reflexão sobre o  mesmo, fruto de uma leitura mais atenta e  que partilharei com os meus colegas, no nosso espaço de trabalho partilhado.

Entretanto, tenho procurado, mediante o tema da 1ª actividade proceder às minhas pesquisas seguindo as orientações que já aqui descrevi e que passam, para já,  por recorrer a  Bases Referenciais e Bases de Texto Integral, usando o tema e palavras-chave para a pesquisa. O processo tem sido mais lento do que usando o Google, por exemplo, como motor de busca, mas exige que faça automaticamente uma leitura rápida de todos os documentos encontrados. Facto que me está a obrigar a seleccionar de forma mais criteriosa os textos que pretendo analisar.

Entretanto, no trabalho de construção do wiki, na Plataforma e-learning da Universidade Aberta, no espaço da uc, em equipa, (Os Descobrimentos) estamos a avançar, havendo já material que nos irá permitir, certamente, construir um bom recurso que traduza as nossas reflexões conjuntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário