sábado, 14 de novembro de 2009

Ponto da situação - de 25 de Outubro a 13 de Novembro

Onze dias de silêncio permeiam o último post e este novo Ponto da situação.
Entre estes dois momentos, teve lugar, num Fórum criado para o efeito, a discussão sobre o Processo de investigação - primeiro tema de aprendizagem da uc. de Métodos de Investigação em Contextos Online.
Oportunamente, darei conta da minha participação nessa discussão. Para já, a minha percepção diz-me que durante a discussão houve questões que não terão sido desenvolvidas, nomeadamente, como caracterizar um estudo de caso, em investigação.
Procurei completar essa situação com a leitura e análise de um artigo da autoria de Clara Pereira Coutinho e José Henrique Chaves - O estudo de caso na investigação em tecnologia educativa em Portugal e ainda com um dos recurso agregado, ao MICO, pela Teresa FernandesEstudo de caso.
Assim, e paralelamente às leituras que tenho feito na preparação do novo tema - A recolha de dados -, tenho procurado na Web registos semelhantes a este - e-portefólio - que testemunhem o trabalho desenvolvimento no âmbito do estudo da metodologia de investigação em contexto online. Encontrei, agregado pela Sandra Brás, no MICO, o seguinte Blog: Webfolio de Investigação Educacional. Gostei da sua estrutura e nos postes que já li usa-se uma linguagem muito clara e objectiva, reunindo um conjunto de referências e links que me  poderão ajudar nesta tarefa de construção de um e-portefólio na área da metodologia de investigação. Para já, utilizarei, na identificação dos Pontos de situação, a referência às datas a que os mesmos se reportam, seguindo um procedimento semelhante ao do autor do blog, Mário Santos, nos balanços da semana.
Outro blog que encontrei, resultado de pesquisas feitas através do motor de busca Google, foi: Metodologias de Investigação II, um registo reflexivo do trabalho realizado nas sessões presenciais, da disciplina de Metodologias de Investigação II, em 2005 ( Mestrado em Educação na Faculdade Ciências Universidade de Lisboa), da responsabilidade de João Filipe Lacerda Matos. Agreguei o blog ao MICO, atribuindo-lhe a tag métodos de investigação, no entanto, a razão pela qual encontrei esta referência foi pela pesquisa que fazia a propósito do Estudo de caso.
A terminar, indico que além da tag Diário, marcarei este post, também, com a tag Organização, uma vez que informo sobre um procedimento que passarei a usar  - referência à data nos pontos da situação -  e que me parece estará relacionado com a organização, um dos aspectos que identifiquei como organizadores do e-portefólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário